Inteligência Lúdica


Publicado em: 2/9/2020
*por Wellington Nogueira
“O homem só é inteiro quando brinca. E é somente quando brinca, que ele existe na mais completa acepção da palavra “HOMEM”.
Friedrich Schiller
Filósofo, médico, poeta e historiador alemão
O Doutor Jaak Panksepp – neurocientista falecido em 2017 – tornou-se conhecido na comunidade científica por fazer cócegas em ratos de laboratório para estimula-los a brincar.
As cócegas deixavam a brincadeira bem agitada, com direito a correria, empurrão e depois, com o uso de sensíveis aparelhos de ultrassom, conseguiu identificar o som equivalente às risadas dos bichinhos. A “risada dos ratos” gerava processos neurofisiológicos mensuráveis.
Ao analisar o impacto da brincadeira no cérebro dos ratos – cuja estrutura cerebral é semelhante à humana –  constatou que, após a sessão de brincadeiras, os neurônios dos ratos tornavam-se flexíveis e dinâmicos, e os ratos, por sua vez, muito mais predispostos a aprender e criar novas formas de brincadeiras. Timing perfeito para um momento que nos brinda com o conceito de lifelong learning, o aprendizado constante, que vem para ampliar nossa capacidade de transformar, cooperar, vivenciar e criar novas e surpreendentes realidades. Brincar para aprender. Brincar de aprender.
Seria o lifelong learning o potencializador de um novo conceito, o lifelong playing? O melhor jeito de saber, é começando agora! Boa diversão!

Friedrich Schiller, filósofo, médico, poeta e historiador alemão