Perdi meu emprego durante a pandemia: e agora?
Publicado em: 23/5/2020
Os profissionais que perderam o emprego por causa de cortes na empresa em decorrência da pandemia de coronavírus podem colocar no currículo o motivo da demissão. Para a especialista em recolocação e carreira Taís Targa, em entrevista ao G1, essa regra vale tanto para profissionais com anos de empresa quanto para quem era contratado há menos de um ano.
Ela indica colocar o motivo da saída logo abaixo da descrição das atividades do cargo. “O candidato pode colocar redução de quadro em função da pandemia de Covid-19 ou algo nesse sentido logo abaixo das atividades que desenvolvia. Pode colocar só no último cargo ou também fazer uma carta de apresentação, no texto do e-mail, dizendo que a demissão ocorreu por conta da pandemia”, orienta.
Segundo a profissional, é muito fácil hoje em dia justificar uma demissão. “Vamos imaginar que já se passaram dois, três anos, já se recolocou e está fazendo outra entrevista de emprego e o recrutador pergunta: e no ano de 2020 aqui nessa empresa, por que você saiu? E você vai falar: devido à pandemia, crise mundial. O recrutador lá no futuro nem vai questionar isso porque você não está sozinho”, diz.
A consultora ressalta que é muito importante no momento de saída da empresa pedir cartas de recomendação, seja do ex-chefe ou até de ex-colegas de trabalho porque, segundo ela, isso ajuda muito na hora de o contratante tomar a decisão.